"Coisas que vivi" é uma coleção de dez contos embasados nas experiências do autor. Em oito deles, o autor é o personagem central, trazendo suas vivências e reflexões. Nos outros dois, são narradas histórias escutadas de pessoas próximas.
O conto "E minha pipa voou", por exemplo, foi um aprendizado que trouxe determinação e possibilidades ao menino. E isso serve para qualquer um.
A obra vem apontando a grandeza da vida: do homem, da fauna, da flora... Como se lê no conto "O cachorro e a cotia" sobre o nascimento e a morte das estações, ali as plantas se contorcem em busca da sobrevivência.
Como não mencionar ainda a sabedoria do vendedor ambulante – em relação às mazelas e costumes de sua clientela – ao oferecer solução na hora mais difícil: a despedida.
Por toda a obra, o leitor vai se deparar com fatos engraçados, trágicos, históricos e tantos outros. Como no conto "Angola", onde se tem a mãe carregando o filho nas costas e relatos de restos de guerra, ilustrando o processo de libertação do país.
Enfim, "Coisas que vivi" é uma construção literária que trilha entre memórias e aprendizados capazes de propiciar crescimento interior naquele que busca uma jornada mais humana.
Ivone Gomes de Assis
Escritora