Um amigo meu contabilista, o conheci nos anos de 1999 e na época ele tinha 10 anos de profissão e de contador e juntamente com sua esposa, também contabilista, os dois formados em contabilidade e trabalhavam com seu escritório próprio. Um dia ele me perguntou qual era a minha formação, ena época eu falei e ele disse: "como pode você, um simples funcionário público tem carro, tem casa e eu não consigo pagar nem minhas contas?". Olhei para ele e falei: "você está com um código errado no seu bolso" e ele me indagou: "como assim?".
Fui explicar para ele e mostrei a ele o que eu tinha feito há 8 anos atrás sobre investimentos e ele disse: " mas para investir, precisa de muito dinheiro e eu disse: " você precisa de R$ 1,00." Passei o código para ele e, depois de 5 anos, ele já tinha seu carro zero, sua casa própria e seu escritório com prédio próprio. Foi apenas um código que faltava para ele sair da vergonha que estava. Um dia, um delegado de polícia chegou a minha instituição, ele teria ido para buscar uma autorização para comparar medicamento em farmácia – aja vista que o sindicato que eu presidia tinha convênio – e para poder liberar, eu precisava pegar o contracheque dele, para pegar e analisar os documentos e o desconto em folha. Quando olhei para o contracheque, vi que ele recebia 8 vezes mais do que eu e estava precisando de mais crédito para gastar.
Outro amigo meu estava terminando advocacia e estava estagiando no escritório do meu advogado e tinha a intensão deabrir seu próprioescritório, porém não tinha dinheiro nem para comprar um computador eu disse a ele: "Vou arrumar para você, mas você trabalha comigo" ele disse:"Eu não tenho condições agora" eu respondi: "Vem, vamos trabalhar. Resultado: em 10 anos, ele se tornou o maior advogado trabalhista do estado de Rondônia, com uma fortuna que nem ele sabe calcular. Conhecer o código e ter ousadia de saber onde quer chegar. Essa ideia é boa.