Nos últimos anos, o Brasil vivencia uma onda de despertar para a magnitude do impacto que as aplicações envolvendo ciência de dados e inteligência artificial podem ter em setores produtivos, principalmente na saúde. Ávidos por se beneficiar da prometida eficiência e geração de oportunidades de novos negócios, tanto as empresas privadas quanto as instituições públicas, iniciam atividades que possuem como foco o investimento na formação de força de trabalho na área de ciência de dados. Além disso, buscam promover a colaboração científica e tecnológica com instituições de ensino e pesquisa objetivando o processo de inovação aberta.
No Brasil, já existe uma demanda alta por profissionais qualificados para trabalhar com dados e realizar projetos de desenvolvimento tecnológico, principalmente na área da saúde. Dessa forma, é fundamental a formação e aprimoramento de especialistas, além da atração de jovens interessados por esse tema que possui forte viés com questões envolvendo programação de linguagens computacionais para informática em saúde. Nessa direção, surge a proposta deste livro. A proposta de valor é tornar-se a "porta de entrada" do leitor iniciante para os processos envolvendo a aquisição e interpretação dos diversos tipos de dados oriundos da área de saúde.
O livro foi escrito pensando no público de gestores, tecnólogos, profissionais da saúde, etc. além de alunos de graduação e pós-graduação que desejam entender as perspectivas da união dessas áreas interdisciplinares. Além, é claro, do público em geral que se interessa por informações técnicas relacionadas a ciência de dados, inteligência artificial, inovação e tecnologia em saúde. Como diferencial, o livro possui processo dinâmico com a existência de um QUIZ para que o leitor possa testar seus conhecimentos sobre o tema produzindo uma ação de gamification com o uso de um ranking de desempenho tanto para o nível básico quanto para o avançado.
Concluindo, temos um percurso para trilhar no Brasil quando falamos da formação e retenção de mão de obra qualificada. Iniciativas variadas vêm surgindo por todo o país levando a crer que o cenário de empregabilidade e de oportunidades em geral está fazendo sentido para muitos profissionais quando o assunto é levar eficiência, sustentabilidade e impacto econômico para saúde digital.