As cidades do futuro começam hoje. As cidades inteligentes precisam ser excelentes. Não podemos ficar para trás. Conheça o ciclo virtuoso para impulsionar o desenvolvimento dos municípios brasileiros.
Nosso maior objetivo foi traduzir de maneira prática, os caminhos de transformação dos rumos de uma gestão pública municipal, conciliando plano de governo com escassez de recursos, necessidade de melhoria da prestação do serviço à população, valorização e treinamento dos servidores, engajamento e conscientização do cidadão, além da iniciativa privada. Juntos podemos!
As cidades excelentes apresentam um ciclo de melhoria contínua do desenvolvimento humano, estruturado a partir de 6 pilares fundamentais. Conheça quais são eles e saiba como utilizar a plataforma IGMA – Índice de Gestão Municipal Aquila. A primeira ferramenta de big data do país com 72 indicadores públicos de todos os 5.570 municípios brasileiros, atualizadas em tempo real.
Aprenda também sobre o caminho crítico para transformar a gestão do seu município. São 8 passos fundamentais que levam o gestor público, o cidadão e o empreendedor ao caminho da melhoria contínua da região onde vivem. Este caminho, em si, promove a melhoria da eficiência e eficácia da máquina pública e da prestação de serviços à população.
SOBRE A 3ª EDIÇÃO
Nesta terceira edição do livro Cidades Excelentes, trazemos algumas novidades para o leitor. Vale destacar as evoluções no IGMA, que passou de 62 para 72 indicadores e ganhou, também, uma nova plataforma de dados, que foi totalmente reformulada com o objetivo de proporcionar mais agilidade na análise dos dados e aprimorar a usabilidade dos usuários.
O pilar de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência ganhou o indicador Despesas com Legislativo por Habitante. Educação foi um eixo que recebeu dois novos indicadores: Adequação da Formação Docente e Custo da Ineficiência por Aluno.
Já o eixo Saúde e Bem-estar foi consideravelmente reforçado nos anos de 2023 e 2024. Em 2023, foram inseridos dois novos indicadores: Cobertura Vacinal e o Cobertura do Índice Sintético Final Previne Brasil.
Em 2024, ainda no pilar Saúde e Bem-estar, foram acrescentados mais 5 novos indicadores na plataforma IGMA. São eles: Taxa de Morbidade Hospitalar SUS; Taxa de Mortalidade; Taxa de Óbito por Causas Evitáveis; Gasto por Habitante em Saúde por Expectativa de Vida; e, por último, Desnutrição Infantil.
A dimensão Infraestrutura e Mobilidade Urbana do IGMA ganhou dois novos importantes indicadores: Acesso à Rede de Esgoto e Coleta de Lixo Domiciliar.
Por fim, o pilar Sustentabilidade ganhou três novos indicadores em 2023: Arborização Urbana; Consumo Médio de Água; e Segurança Hídrica. Ainda no pilar Sustentabilidade, em 2024, elaboramos o Indice ESG – Impactos Ambiental, Material e Humano.
Além disso, na 3ª edição da obra apresentamos um olhar crítico sobre a importante conexão entre os poderes constituídos nas esferas Legislativa e Estadual, com o intuito sempre de impulsionar o desenvolvimento dos municípios brasileiros.
E, por último, finalizando o conjunto de novidades acrescentadas nesta 3ª edição, destacamos os reconhecimentos do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Prêmio Band Cidades Excelentes, as premiações do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em iniciativas de gestão inovadoras e bem-sucedidas e o acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em 2022 e com o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, concretizado em 2023.
Convidamos você para conhecer em detalhes a metodologia que permite, em conjunto com a plataforma IGMA, que os caminhos para a melhor tomada de decisão das prefeituras em prol da sociedade sejam traçados de forma a promover a cidadania e contínuo desenvolvimento humano.