Na reserva indígena Blackfeet, quatro adolescentes vão parar no meio de uma investigação policial depois que o corpo de uma jovem é encontrado. Mara, Loren, Brody e Eli têm trajetórias bem distintas e motivos suficientes para não confiarem uns nos outros. Mas se não se unirem para encontrar o verdadeiro assassino, sabem que podem acabar levando a culpa – ou, pior, sendo as próximas vítimas.
Desde que se mudou para a reserva Blackfeet, Mara Racette se sente deslocada, sem conseguir se enturmar com o grupo fechado dos colegas de classe. Por isso, quando Loren Arnoux, uma garota que ainda convive com a dor do desaparecimento da irmã, a convida para participar de uma tradicional cerimônia Blackfeet, Mara pensa que, enfim, vai começar a se enturmar.
Mas, então, o corpo de Samantha White Tail é encontrado.
E, como os demais participantes da cerimônia foram os últimos a estar com ela, todos se tornam suspeitos:
MARA RACETTE, a novata de quem ninguém parece gostar muito.
LOREN ARNOUX, a melhor amiga de Samantha.
BRODY CLARK, o palhaço da turma.
ELI FIRST KILL, o garoto durão e de poucas palavras.
Apesar da desconfiança que nutrem entre si, eles se veem obrigados a investigar o crime por conta própria para provar sua inocência. Mesmo que um deles seja o assassino.
Alternando entre o ponto de vista dos quatro jovens, Chama extinta é um thriller que fala de perdas, traições e recomeços, capaz de emocionar e surpreender os leitores até a última página.