A história de Cesar Lattes, o maior físico brasileiro, como nunca antes contada.
No final da década de 1940, o mundo acompanhava com fascínio os avanços da física nuclear. Os cientistas se tornavam figuras célebres, uma vez que os grandes laboratórios moldavam o futuro da humanidade. Nesse cenário, poucos brilharam tanto quanto Cesar Lattes, o jovem físico brasileiro, filho de imigrantes italianos, que descobriu o méson, uma importante partícula subatômica.
Nesta biografia inédita, voltada ao grande público, a história desse importante cientista é apresentada desde sua infância em Curitiba, passando pela graduação na Universidade de São Paulo (USP), até às temporadas de estudo, pesquisa e trabalho em cidades de todo o mundo. A obra aborda e desmitifica os desafios que enfrentou com altivez, como o diagnóstico de transtorno bipolar, os entraves políticos da ditadura civil-militar e as complexidades da burocracia acadêmica. Em homenagem à sua dedicação à ciência brasileira, o Ministério da Educação deu ainda o nome "Lattes" à maior e mais completa base de dados de currículos de pesquisadores, professores e cientistas do Brasil: a Plataforma Lattes.
Cesar Lattes é apresentado aqui em sua intimidade, mas também em seu contexto histórico, mostrando sua força para transformar o mundo ao seu redor. Mesmo tendo a possibilidade de trabalhar e viver em qualquer país, sua grande missão sempre foi o aprimoramento da ciência e da educação no Brasil.
Cesar Lattes – uma vida: Visões do infinito traz depoimentos, cartas e documentos inéditos, além de um caderno de imagens com fotos raras. Esta é mais do que uma simples biografia, é a história de um ser humano brilhante e de um herói nacional.
"Cesar Lattes é um cientista lendário no Brasil, o físico que chegou perto do Nobel e que não o ganhou, talvez, por uma injustiça no jogo de poder acadêmico. Nesta biografia, o leitor aprenderá quem foi Lattes, como sua carreira heroica se desenrolou a partir do fechamento da Segunda Guerra Mundial, suas grandes descobertas e dificuldades pessoais. A física é tratada de forma transparente, e a leitura é leve e convidativa. A vida de Lattes merece um mergulho profundo, e a narrativa mistura, de forma hábil e sensível, história, ciência e seu lado humano, tantas vezes conturbado. Uma leitura imperdível." – Marcelo Gleiser, físico, astrônomo, escritor e professor na Dartmouth College, Estados Unidos.
"[Cesar Lattes] É um grande homem e um grande patriota. Conheço-o há longos anos, e as descobertas que fez e as que certamente fará futuramente o colocam em posição privilegiada no mundo da pesquisa nuclear. É um moço que honra o Brasil e está fazendo muito por sua pátria. Poderia estar trabalhando em qualquer país do mundo, mas, às muitas ofertas que recebeu, preferiu ficar em sua terra e treinar um grupo de cientistas, para que o Brasil, em futuro próximo, tenha as reservas humanas necessárias para seu progresso no campo da pesquisa nuclear." - Robert Oppenheimer (1904-1967), físico teórico americano.