Esta antologia dos textos de Cesar Guimarães reúne algumas de suas principais análises de política publicadas ao longo de meio século, em permanente reflexão sobre o mundo da igualdade e a busca da democracia.
A antologia é também resultado da dedicação de seus ex-alunos organizadores do livro, cujo resultado acrescenta aos textos depoimentos do autor em belíssimas entrevistas. Por ele mesmo, revela-se assim toda a potência do intelectual que fala ao público, do acadêmico que generosamente orienta e divulga o conhecimento. E se reconhecem, na fina ironia, as angústias do homem digno que questiona seu tempo e as transformações deste nosso conturbado século XXI. O autor enfrenta os desafios políticos contemporâneos e, em todos os temas, há sempre um objeto de reflexão em articulação do passado ao presente.
Diferentes conjunturas e ângulos da história brasileira são contemplados lembrando a todo momento que política não é abstração e reafirmando a vida como fonte da criatividade da política. O desenvolvimentismo e o nacionalismo na Era Vargas; o poder dos meios de comunicação e a estrutura monopolista da televisão brasileira na democratização dos anos 80; a social-democracia e os partidos políticos, dentre os quais o Partido dos Trabalhadores, são alguns dos temas analisados sob uma ótica que recusa o dogmatismo e provoca no leitor novas indagações.
O olhar crítico sobre as conexões internacionais da política ganha relevo nas referências à Guerra Fria. As consequências da política externa dos Estados Unidos nos rumos da política na América do Sul e no mundo, e seus efeitos sobre os caminhos da esquerda, brasileira inclusive, constituem abordagens teóricas a lembrar que, como diz Cesar: o que importa é a política contra esses poderes local e global.
[...] Sobre golpes, este livro é uma valiosa contribuição por meio da incansável defesa da democracia que caracteriza a trajetória de Cesar Guimarães [...].