As organizações estão vivenciando mudanças na forma de planejar e conduzir seus negócios. Cada vez mais as partes interessadas questionam a respeito da origem, da forma de exploração e do processamento das matérias-primas utilizadas na fabricação de seus produtos, na geração de resíduos de sua produção e nos impactos socioambientais. Em resposta às várias críticas sobre o uso de madeiras oriundas do desmatamento, o setor florestal foi um dos pioneiros a adotar um sistema de rotulagem de produtos sustentáveis, que permitisse identificar produtores e indústrias comprometidos com as questões sociais e ambientais em todas as etapas do processo produtivo.
A certificação florestal requer que a organização certifique a sua unidade de manejo florestal (floresta nativa ou plantações florestais) – obtendo, assim, a certificação do manejo florestal. Para que a informação a respeito da origem de um produto sustentável acompanhe o processamento e possa chegar até o consumidor final, é necessária a certificação de cadeia de custódia.
O livro é indicado a profissionais de diversos tipos de empresas, sejam florestais ou que buscam implementar a sustentabilidade ambiental. É indicado também a pesquisados, estudantes e professores de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal e de cursos da área de meio ambiente como Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, dentre outros.
"