Os Yunwi-Tsunsdi, seres mágicos e geralmente invisíveis, são considerados defensores da natureza pelos Cherokees e se revelam para eles como o "Povo Pequeno", ou pessoas em miniatura.
Certo dia, eles criaram um evento para celebrar a perfeita harmonia entre os povos e a natureza. Com muita magia, fantasia, festa e cavalos alados, todos os povos — Cherokees, Nunnehis e Yunwi-Tsunsdi — apresentaram suas destrezas embaixo de uma enorme tenda, e ali nasceu o que veio a se chamar de circo.
Contudo, para o Mal, bastava existir um Bem. O Mal Supremo, que já existia desde tempos imemoriais, se manifestou naquela noite para destruir a felicidade dos povos ali reunidos.
A maior ameaça que chegou a eles foi Oolonga-Daglalla, O Espírito de Dentes de Faca, o mais poderoso e aterrorizante inimigo dos Cherokees.
Para ajudar os povos do Vale de Ayiana a combatê-lo, Florência, Bristy e Mark abdicam dos treinos para as competições de hipismo rural que aconteceriam naquele ano e voltam à dimensão dos Cherokees.
Cavaleiros e Indígenas contarão com as habilidades dos Yunwi-Tsunsdi e dos Nunnehis numa batalha épica que definirá não só seus destinos, mas também o dos maravilhosos Cavalos Selvagens.