Cartas de Paris, notícias do Brasil, de Eduardo Muylaert, nos transporta para um período turbulento da nossa história. O Brasil vive sob uma ditadura militar, enquanto o mundo testemunha importantes revoluções culturais e políticas.
Um jovem advogado brasileiro vai para a França em 1969. Este livro retrata sua vida de estudante numa Paris que ainda está sob o impacto de maio de 68 e que acabou servindo de refúgio para muitos exilados.
A correspondência trocada com a família contém relatos da realidade brasileira e latino-americana, com suas revoluções e seus golpes de Estado, além de histórias afetivas de grande intensidade. Momentos pessoais são habilmente entrelaçados com o contexto político e social e com eventos de repercussão mundial, como a guerra do Vietnam, a morte de De Gaulle, a doença do presidente Costa e Silva, o sequestro do embaixador americano, a morte de Marighella e o exílio de Chico, Caetano e Gil.
Mais do que uma narrativa pessoal, autobiográfica, esta obra faz uma corajosa incursão no sentimento humano, mergulha na beleza e na paixão sem esconder o esforço para superar as adversidades. Uma leitura deliciosa para quem viveu essa época, mas especialmente para os que vieram depois e desconhecem esse período da história.