Uma das obras mais importantes para entender a formação e as influências de Franz Kafka.
Escrita em 1919, Carta ao pai é uma missiva que nunca foi entregue a seu destinatário. Em uma franca e dolorosa análise de suas relações familiares, o autor Franz Kafka se propõe a explicar por que alegava sempre ter sentido medo do pai. Trata-se de um ousado relato autobiográfico, o testemunho unilateral de uma criação autoritária e de seus múltiplos desdobramentos na vida do filho.
Ao se tornar narrador de sua própria história, Kafka traz ao leitor sua perspectiva não somente sobre sua narrativa familiar, mas também sobre a vida em si. Ao mesmo tempo em que admite seus possíveis pontos cegos, o escritor nos apresenta um texto valoroso não apenas para a compreensão de sua biografia, mas para reflexão sobre toda sua magnífica obra.
Em 2024, a convite da Antofágica, o multiartista Lourenço Mutarelli reescreveu essa carta à mão, na tradução de Petê Rissatti, transformando as palavras em formas abstratas que ilustram o livro. Com apresentação da escritora Cristina Rioto (autora do projeto Caixa de saída), essa edição também conta com posfácios do escritor Gabriel Abreu (Triste não é ao certo a palavra), do pesquisador Tomaz Amorim (doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP) e da psicanalista Bárbara Guatimosim (doutora em Estudos Literários pela UFMG, na linha de pesquisa Literatura e Psicanálise).
O QR Code no fim do ebook direciona a uma videoaula sobre o livro, disponível no YouTube, com Tomaz Amorim, doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP.