A Capoeira requer o desenvolvimento de capacidades coordenativas — como o equilíbrio, a orientação espacial e o ritmo (em sincronização com estruturas rítmicas instrumentais e de canto) — bem como de vários modos de locomoção, expressos em técnicas corporais específicas e comportamentos técnicos e táticos, simulando a luta, específicos desta prática corporal.
Neste livro, o autor pretende identificar os fundamentos básicos da Capoeira e testar a sua sistematização nas primeiras etapas de iniciação à Capoeira. O objetivo afigura-se pertinente para a segunda infância, pois é este um período crítico de desenvolvimento de habilidades motoras e de capacidades coordenativas bem como de estruturação de modos de interação social.
O autor, também, cria o primeiro documento orientador para que agentes de ensino da Capoeira possam estruturar e sustentar a progressão de aprendizagem das técnicas, táticas e regras de prática de interação entre capoeiristas executantes e instrumentistas, de crianças principiantes, no respeito dos valores históricos e culturais identitários da Capoeira.