Com clima policial cercando a trama, Campeões do Mundo discute nos acontecimentos que evoca, a validade ou não da ação terrorista em contexto revolucionário. Uma obra do célebre Dias Gomes, que prima pela coerência ideológica e por seu caráter inovador.
Identificada com a causa revolucionária, a estudante Tânia Müller sai das passeatas para o terrorismo. Ela é filha de Frederico Müller, industrial que apoia e financia o regime militar no Brasil. Com o auxílio de três homens - Ribamar, Velho e Carlão - Tânia sequestra o embaixador americano e tem início um tenso processo de negociações com o governo... Tudo isso, durante a Copa do Mundo de 1970.
Dias Gomes, o consagrado criador de O Pagador de Promessas e O Santo Inquérito, manteve-se sempre sensível às mudanças de nossa conjuntura econômica, política e social, bem como às inovações artísticas e culturais, produzindo, com Campeões do Mundo, uma obra que prima pela coerência ideológica e por seu caráter inovador, o que o torna um dos mais representativos autores do moderno teatro brasileiro.
Em Campeões do Mundo, Dias Gomes evidencia as contradições das personagens e situações, promovendo o debate, questionando verdades cristalizadas e instigando a uma mais ampla compreensão da realidade nacional.