Campanha Abolicionista no Recife - Eleições de 1884 é um marco na luta pelo fim da escravidão no Brasil. Neste livro Joaquim Nabuco – um dos maiores intelectuais e políticos do Brasil Imperial – registra os esforços decisivos do movimento abolicionista em Pernambuco, com foco no Recife, um dos centros da resistência contra a escravidão. Nabuco não apenas narra os discursos, articulações políticas e mobilizações sociais que aceleraram a abolição, mas também expõe as contradições de uma sociedade escravocrata em pleno século XIX. Com seu estilo eloquente e combativo, ele revela o papel do Recife como palco de debates e pressão pelos direitos humanos; as estratégias dos abolicionistas pernambucanos e sua influência nacional; a resistência dos senhores de engenho e os desafios da causa libertária e reflexões sobre raça, liberdade e justiça que ecoam até hoje.
Com brilhante prefácio de Caio Prata, esta edição estabelece uma ligação consistente entre as realidades do momento da escrita e atuais, sendo perpassada pela influência que a origem e formação de Nabuco tiveram no seu ativismo político e abolicionista, além de um trabalho minucioso de notas que facilitam a compreensão de terminologias, identificação de personagens históricos menos conhecidos e a construção textual da época. Fonte primária essencialpara entender o abolicionismo no Nordeste.
Indicado para estudiosos de História do Brasil, principalmente da história do negro no Brasil, militantes antirracistas e dos direitos humanos e todos interessados na luta pela igualdade racial e compreensão da realidade atual dos negros.