Caldas Novas- cidade das esculturas é o sexto livro de Carlos Albuquerque, em que ele expõe suas ideias, que já estão sendo implantadas, para transformar Caldas Novas num museu a céu aberto, com suas esculturas e de outros artistas, para serem apreciadas gratuitamente pela população local e os 3 milhões de turistas que visitam anualmente a cidade. O autor acredita no valor das Artes para a melhoria de vida das pessoas, aumento do nível cultural, uma forma de lazer, bem como a oferta de empregos e renda dos cidadãos com o incremento do Turismo.
O livro é uma autobiografia que conta a trajetória profissional, artística e pessoal, com suas viagens, cursos de Educação Sanitária ministrados em 18 estados brasileiros, trabalho como chefe de projeto da ONU/FAO, em Moçambique, para formação de administradores, extensionistas rurais e formadores para o desenvolvimento rural. Foi pioneiro no uso da televisão para agricultores e é um dos criadores do programa Globo Rural. Recebeu vários prêmios com a Educação Sanitária, sendo o maior deles o 1º lugar no X Concurso Nacional de Inovação na Gestão Pública Federal, em 2005.
Apresenta 130 esculturas originais de sua autoria, coloridas, em estilo moderno, com os seguintes dados: dimensões, materiais usados, nomes das obras, significados de cada obra e local onde pode ser observada. Muitas dessas esculturas participaram de eventos nacionais e internacionais, ganhando prêmios.
O livro é escrito numa linguagem simples, direta e coloquial. São 16 capítulos, entremeados com as fotos das suas esculturas.