Inaugurando a série Reflexos e Refrações, permeada dos ensinamentos sapienciais da cabala, Cabala e a arte de manutenção da carroça aborda o risco envolvido na gestão de negócios e propõe estratégias para lidar com problemas que desafiam qualquer forma de empreendimento.
Cabala e a arte de manutenção da carroça nos orienta de forma simples e eficaz a atingir nossos objetivos, desfrutando do caminho. A um só tempo guia conciso e reflexão profunda sobre a arte e a ciência de fazer negócios e administrar riscos, este livro, com base na cabala e permeado de anedotas de rabinos e carroças, nos convida a refletir sobre o trabalho e a vida.
"A boa gestão revelou-se não como a arte de evitar o risco, mas de expor-se a ele." Essa é uma das premissas do autor. Saber como expor-se adequadamente ao risco é relevante não apenas no mundo dos negócios, mas no nosso cotidiano. Tentar evitar totalmente o risco nega o business, na medida em que só não há risco onde há negação, que nos cega. Corremos riscos ao sair de casa, atravessar a rua. E mesmo dentro de casa, estamos rodeados de diferentes tipos de contratempos.
No mundo dos negócios e da economia, o foco no médio e no longo prazo é essencial para conseguirmos superar os percalços em curto prazo. É também recomendável precaver-se contra a ciclotimia dos mercados, onde o boom and bust é infelizmente a norma, provocando crises periódicas. Assim sendo, como afirma Bonder, "a ordem não pode ser uma medida pontual, e aquele que desesperar na primeira desordem não irá longe. A vida é cheia de altos e baixos, e o pior que podemos fazer é ficar eufóricos nas subidas e deprimidos nas descidas".
Ao final dessa leitura, saímos todos com os dois pés bem firmes no chão, inspirados por reflexões e ensinamentos que em muito contribuirão para o nosso próprio bem-estar, assim como para o da comunidade e do país em que vivemos.
- Ilan Goldfajn, Ex-presidente do Banco Central