Em Brexit: origens e desafios, Roger Scruton aborda um dos eventos políticos mais turbulentos da história recente do Reino Unido e questiona como definir uma identidade britânica nos próximos anos.
Brexit: Origens e desafios é uma resposta à decisão tomada pela Grã-Bretanha, por meio de um referendo em 2016, de deixar a Comunidade Europeia. Estivesse o povo britânico certo ou errado ao votar como votou, Roger Scruton procura entender neste livro as origens históricas e culturais desta decisão, e ainda a maneira pela qual a soberania britânica deve ser concebida futuramente, a fim de unir os que desejavam sair e os que preferiam permanecer.
Precisará a Grã-Bretanha redefinir sua identidade? As diferentes compreensões de sua própria história influirão nessa resposta, bem como a forma como os países que a integram irão se relacionar com a globalização, por exemplo, ou com a migração em massa, a ascensão do Islã e o declínio da fé cristã. Aceitarão eles tais dinâmicas como inevitáveis ou resistirão a elas? E, neste caso, em que bases construirão tal resistência?
Brexit: Origens e desafios é leitura essencial para qualquer pessoa interessada no destino da ordem internacional tal qual a conhecemos. Ele discute o que ser britânico pode vir a significar no futuro, e como os efeitos do Brexit poderão influenciar na economia e na política mundiais.