Desenvolvimento nacional, inserção internacional e política de defesa no Brasil. Essas são algumas das questões abordadas pela cientista social Bruna Dias Azevedo, especialmente nos governos dos presidentes Ernesto Geisel (1974-1979) e Lula da Silva (2003-2010).
Por que a autora escolheu esses dois governos? Ambos se fizeram presentes nas políticas interna e externa, buscando mais autonomia e apresentando maior preocupação com investimentos na área de defesa do país.
Este livro permite que o leitor tenha o entendimento do desenvolvimento nacional, passando pelo processo de industrialização e modernização tecnológica, até que os governos percebessem a necessidade de investimentos em uma política de defesa.
Ambos os governos investiram em parcerias internacionais e buscaram mercados alternativos para conquistar os seus interesses. Porém, cada governo com uma prioridade diferente. Geisel tinha objetivo industrial. Já a meta de Lula ia muito além da industrialização: o presidente focava também na ampliação dos benefícios sociais.