De quatro em quatro anos, o Brasil para. E é como se os corações dos mais de 210 milhões de brasileiros se transformassem e passassem a ter os contornos de uma esfera, isto é, de uma bola de futebol. Normalmente em junho, como neste ano, e a cada quadriênio, é tempo de Copa do Mundo. E para o país que é o maior detentor de títulos mundiais, uma Copa é muito mais do que simplesmente uma competição de futebol. É uma missão, uma questão de honra, de orgulho nacional, e a melhor oportunidade de o país mostrar ao mundo o que melhor conseguiu produzir em seus 518 anos desde o Descobrimento: seu futebol.
Com base nisso, o jornalista esportivo e escritor Claudio Nogueira está concretizando seu mais novo projeto: "Brasil de 20 Copas" , uma obra de consulta que inclui todas as partidas, escalações, gols e locais das participações da única seleção a ter estado em todos os Mundiais de Futebol de 1930 a 2014, aquela que veste a camisa amarela canarinho.
"O objetivo desta obra é a de trazer novamente à memória os cinco titulos mundiais da Seleção, representados por cinco estrelas na camisa, mas também as edições do torneio em que brilharam estrelas de outras cores que não a verde e a amarela. Aqui estão todos os jogos do Brasil em todas as Copas, bem como todas as finais, artilheiros e outras surpresas", enfatiza Claudio Nogueira. "Acredito que assim, resumidamente, o leitor terá um panorama completo das 20 Copas. É, acima de tudo, uma maneira de fazer memória e exaltar a tantos jogadores que, campeões ou não, representaram nosso país em uma Copa do Mundo".
Na primeira parte, o autor enfoca as Cinco Estrelas, isto é, as campanhas das edições vencidas pelos brasileiros. Ali, os leitores poderão conferir jogo a jogo, todos os resultados das trajetórias vitoriosas. Na segunda, denominada Outras Estrelas, o pesquisador inclui as súmulas de todos os confrontos brasileiros e as finais em que outras seleções foram campeãs.
Neste ano, de 14 de junho a 15 de julho, os olhos do mundo estarão voltados para a Rússia, sede do 21o Mundial. Será a primeira vez que aquele país irá organizar o torneio, e também a primeira Copa num país do Leste Europeu, além da décima edição disputada na Europa. O Mundial terá partidas em 12 estádios de 11 cidades: Moscou (a capital, que terá dois arenas), Ekaterinburgo, Kaliningrdo, Kazan, Níjni Novgorod, Rostov, São Petersburgo, Samara, Saransk, Sochi e Volvogrado.