Box reúne os três volumes de O capital, em tradução pioneira do alemão pelo economista Reginaldo Sant'Anna, e livreto com material de suporte desenvolvido pela socióloga e economista política Sabrina Fernandes.
O capital, de Karl Marx, é a obra mais importante das ciências humanas. Em texto de 1998, ao celebrar a edição da Civilização Brasileira – que, à época de seu lançamento, nos anos 1960, era a única tradução brasileira publicada, feito que permaneceu incólume por mais de 40 anos –, o cientista político e intelectual marxista Carlos Nelson Coutinho reforça quão necessário é ter essa obra disponível em sua integralidade.
Ainda hoje, a brilhante análise dialética presente neste O capital, que contou com a preparação de Friedrich Engels no segundo e terceiros volumes para a publicação póstuma, não perde o posto entre as teorias econômicas que mais despertam o interesse em todo o mundo.
No Livro 1: O processo de produção do capital, Marx apresenta conceitos-chave – como o surgimento do capital, valor de uso e valor de troca, fetichismo da mercadoria e mais-valia –, a formação da sociedade de classes e a relação antagônica entre a classe trabalhadora e burguesa, além das dinâmicas de exploração do trabalho.
No Livro 2: O processo de circulação do capital, o autor expõe o modo integrado de circulação da mercadoria, apresenta conceitos-chave – como capital-dinheiro, capital-mercadoria, capital produtivo e capital industrial – e delimita as situações de crise no sistema de capital, não como exceção, mas como um destino irrefreável.
No Livro 3: O processo global da produção capitalista, Marx discute a taxa de lucro e seu impacto em diferentes países – o que implica uma crítica do capital diante das relações comerciais entre metrópoles e colônias –, além de reafirmar a situação-limite da acumulação de capital e sua vocação ao colapso.
O texto de orelha é de Carlos Nelson Coutinho e o design é assinado pelo premiado artista gráfico Gustavo Piqueira.
O livreto que acompanha o box conta com uma apresentação da socióloga e economista política Sabrina Fernandes sobre a importância de cada volume, além de traduções inéditas feitas por ela da biografia de Marx escrita por Friedrich Engels e da de Engels escrita por Vladimir Lenin. Também são publicadas reproduções históricas de folha de rosto das primeiras edições de O capital, cronologia e bibliografia de apoio.
É com orgulho, portanto, que a Editora Civilização Brasileira reapresenta os três livros que compõem O capital – a magnum opus de Karl Marx –, traduzidos diretamente do original alemão, em um gesto pioneiro no Brasil, pelo economista baiano Reginaldo Sant'Anna. Reafirma-se, assim, o compromisso histórico da Civilização Brasileira com a divulgação das ideias de Karl Marx, prezando pela praticidade de consulta e pesquisa para incontáveis leitores e leitoras, que, como as gerações passadas, seguem tendo esta obra como referência primordial.