Coleção com os quatro primeiros volumes da série Reflexos e Refrações.
O autor aborda assuntos como resiliência, perseverança, saúde, alegria e sexualidade.
Cabala e a arte de manutenção da carroça
Quando algo que você esperava não dá certo, você lamenta, mas segue em frente, revendo processos ou aproveitando novas oportunidades criadas pelo "problema"? Ou se atormenta pensando no que poderia ter feito para evitá-lo, ficando paralisado, sem saber o que fazer, ou, pior, insistindo em agir da mesma forma – e que fatalmente irão levá-lo ao mesmo erro? Em geral, boa parte das pessoas vive o segundo caso. A falta de habilidade em lidar com as expectativas e a tentativa permanente de evitar o risco levam as pessoas a mergulhar no que o rabino Nilton Bonder chama de tsure, termo em iídiche para a aflição gerada pelos infortúnios. Diante desse cenário, o rabino indica que a solução é abraçar o risco e incorporá-lo, para que ele possa ser gerenciado, já que ele não pode – nem deve – ser evitado.
Cabala e a arte do tratamento da cura
Neste livro, o autor faz uma reflexão sobre a questão da cura. Em sua abordagem "sistêmica" sobre cada um dos assuntos desta série, Nilton Bonder, decompõe o tema da cura em quatro esferas de atendimento aos males humanos – a dor, o sofrimento, a solidão e o desespero. Segundo o autor, conhecer as particularidades de cada um destes diferentes domínios revela um potencial terapêutico. Assim como grandes avanços na medicina ocorrem ao esmiuçar características específicas de uma doença reduzindo os efeitos colaterais do tratamento, também o entendimento mais profundo dos vários aspectos da aflição humana oferece alívio e eficiência no processo curativo.
Cabala e a arte de preservação da alegria
O terceiro livro da série se dedica a mostrar que a alegria é um dom presente em cada um de nós, e não um atributo que alcançamos graças a um elemento exterior: a compra de uma casa, a conquista de um reino, o nascimento de um filho, a cura de uma doença. Podemos estar felizes ou tristes, podemos ter sido bem-sucedidos ou termos fracassado em algum empreendimento, não importa: aprender a preservar a alegria com a qual já nascemos é o que ensina o rabino Nilton Bonder neste livro. Para tanto, ele se vale de várias pequenas histórias, comentando cada uma delas à luz dos ensinamentos da Cabala, mas dá destaque ao conto Os sete pedintes, uma narrativa em que mendigos – aqueles que aparentemente pouco ou nada têm – são os heróis que vão ajudar diferentes personagens a recuperar a alegria perdida.
Cabala e a arte de apropriação do sexo
Este livro nos coloca frente a frente com um assunto vital: o sexo. A partir de ensinamentos da cabala, Nilton Bonder nos mostra que o sexo é, antes de tudo, uma experiência de desfrute de si mesmo e de encaixe com o outro. Embora o ato sexual, assim como o desejo, requeira esse outro com o qual vamos nos relacionar, é a partir do nosso corpo e das nossas percepções que verdadeiramente experimentamos o sexo e a maneira como ele, ao florescer, pode estar ligado ao divino que habita em cada um de nós.