Grande sucesso desde sua publicação, esses três livros, assim como os três anteriores da série, "pegam" o leitor pelo coração e pela razão. Têm drama, fantasia e lirismo. Realçam a beleza e a força da natureza, mostram a importância da leitura e dos livros, fazem o leitor rir e chorar, refletir e se encantar. Cativam com seus personagens bem construídos, com um humor peculiar e com ações sempre permeadas por valores essenciais à convivência e à consciência humanas.
Anne de Windy Poplars precisa administrar a rejeição de muitos habitantes do lugar. Apesar disso, ela faz amizades importantes e definitivas, encontra pessoas interessantes, envolve-se com várias delas, ajuda a resolver problemas e ganha novos admiradores.
A vida parece perfeita e continua cheia de possibilidades: A casa dos sonhos de Anne é tudo o que desejavam os recém-casados Anne e Gilbert. Mas uma tragédia acontece, causando um grande sofrimento para o jovem casal, que precisa de toda a sua coragem e seu amor para superá-lo.
Com o bom humor e a visão poética de sempre, Anne de Ingleside nos leva para dentro do cotidiano de sua família e da pequena cidade de Glen St. Mary. Acompanhamos as intrigas e as descobertas do dia a dia, a passagem do tempo e das estações, vemos o crescimento e o amadurecimento de Anne, de Gilbert e dos filhos, até que uma situação tensa e desconfortável envolve o casal, surpreendendo personagens e leitores… E é então que nos despedimos de Anne Shirley, amiga da vida inteira.