A Biblioteca de Alexandria foi o mais importante epicentro do saber que o mundo antigo conheceu. Derek Adie Flower apresenta aqui as histórias desta que foi a mãe das bibliotecas, por onde passaram os mais célebres pensadores da Antiguidade.
Pequenas narrativas traçam a trajetória de homens e mulheres que contribuíram para o engrandecimento da ciência e da cultura ocidentais, ao participarem da construção daquele riquíssimo acervo.
São personagens como Ptolomeu I Sóter, Cleópatra, Cláudio Ptolomeu, Arquimedes e Hipácia que, no papel de idealizadores, patrocinadores ou pesquisadores, fizeram da Biblioteca de Alexandria um núcleo propagador de sabedoria antiga.
O autor narra, ainda, episódios importantes da história de Alexandria, como a fundação da cidade por Alexandre Magno, a construção do Farol de Faro, o grande incêndio causado por Júlio César e a ocupação de Alexandria pelos árabes, responsáveis pela destruição dos últimos vestígios do magnífico monumento.
Hoje, o monumental projeto de uma nova biblioteca para Alexandria – a Biblioteca Alexandrina – tenta resgatar a tradição da grande Biblioteca, o maior símbolo do conhecimento da nossa civilização.