Vivemos em dias conturbados, algo que não se esperava. Com a globalização e a tentativa de criação de uma aldeia global, previam-se dias mais simples com o passar do tempo, onde os valores seriam difundidos de forma rápida, e a equidade atingida sem muito esforço aparente. Parece que a realidade nos pregou uma peça, pois quanto mais próximos estamos uns dos outros, mais complexa é a vida na aldeia global. São novos valores sociais sendo criados e difundidos à velocidade da luz ou do som. Já não bastavam os antigos valores que cada um adquire quase de forma obrigatória pelo ambiente que o rodeia no dia a dia, normalmente nas zonas de nascença. Novas identidades sexuais, religiões, padrões de consumo, estilos de vestir, enfim, uma enormidade de informação para o cérebro processar. O próprio relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2021/2022, teve como subtítulo Tempos incertos, vidas instáveis: A construir o nosso futuro num mundo em transformação.
É preciso realçar que os cérebros mais férteis são os dos jovens. O conceito de jovem varia de uma realidade para a outra, mas para fins de debate neste livro, consideremos indivíduos de 14 a 34 anos de idade. Esse cérebro fértil tem a capacidade de cultivar cada um daqueles valores mencionados acima, mas depara-se com alguns dilemas. Perguntas como: cultivar todos os valores de todas as regiões? Alguns devem ser deixados de lado? O que realmente deve ser deixado de lado? O que é urgente? Prioritário? Necessário? A quem realmente dar ouvidos? À rádio, TV, jornal, internet, aos meus parentes ou aos idosos e líderes tradicionais? Todas estas questões e mais têm sido um problema com início, mas quase sem possibilidades de fim.
Por isso, este livro se apresenta como uma ferramenta para a tomada de decisões conscientes no sentido de se libertar do baile de máscaras ou, no mínimo, escolher uma máscara que não escandalize a sociedade. Todo jovem tem a capacidade de sair do baile de máscaras, sendo impossível,ao menos escolher uma máscara melhor, muitas vezes o que falta é orientação e uma discussão aberta com outros jovens. Eis a oportunidade!