A pandemia da Covid-19 tem afetado a vida de todos, principalmente das pessoas com TEA, especialmente das crianças e adolescentes que, da noite para o dia, tiveram suas rotinas alteradas e não entendiam o que estava acontecendo, deixando de frequentar a escola, os atendimentos terapêuticos presenciais, principalmente o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Este livro é destinado às pessoas que apresentam o transtorno do espectro autista e, sobretudo, aos pais, aos educadores, profissionais da saúde, como também àqueles que se interessam pelo tema. Nasceu a partir de uma experiência profissional, pelo olhar sensível de uma pedagoga/psicopedagoga e psicóloga, que trabalhou como professora de AEE em um Centro de Atendimento Educacional Especializado na cidade de Salvador/BA.
A proposta da obra é contribuir com os pais de crianças com TEA disponibilizando informações produzidas até o momento sobre os impactos da pandemia na vida dos filhos e sensibilizar você, leitor, que trabalha com essas pessoas, no sentido de informar, amenizar e tornar público o quanto é complexo o momento de isolamento social para quem é autista. Entretanto, é preciso entender que cada criança é única no espectro; por isso, o livro foi intitulado Autismo e Covid-19: uma experiência singular. Os temas são abordados em quatro capítulos de maneira lógica e sequencial: "A criança com TEA em tempo de pandemia de Covid-19: uma experiência a ser compartilhada"; "As mudanças na rotina de Marcelo durante a pandemia de Covid-19"; "A criança com TEA: reflexões acerca do retorno às aulas pós-pandemia de Covid-19"; "TEA e suas
necessidades no contexto da pandemia".
O trabalho está fundamentado em artigos científicos, documentos do Ministério da Saúde e outras fontes.
Por fim, pretende-se que este livro seja o primeiro de uma série sobre o autismo.