O livro tem como objetivo compartilhar décadas de experiência atuando em ambientes industriais.
Áreas como qualidade e produtividade possuem vasta literatura e já são valorizadas pelas organizações em função dos resultados relacionados a lucros e aumentos na fatia do mercado (Market share).
Segurança ainda não recebe a mesma prioridade que qualidade e produtividade. A razão para essa realidade é resultado da falta de valorização da segurança pelas lideranças somado a inexistência de uma orientação clara de como buscar melhores resultados.
A obra orienta as organizações como conseguir a mudanças de cultura necessárias para atingir a excelência em segurança.
São abordados conceitos fundamentais e indispensáveis direcionados à atuação da alta administração, quebrando o paradigma que segurança é papel exclusivo dos profissionais da área (Gerentes, Engenheiros e Técnicos de segurança).
As orientações contidas nesse livro vão desde dos papeis dos líderes, supervisores e profissionais de segurança até como estruturar um sistema de governança de segurança considerado de classe mundial.
Ferramentas e programas específicos, tais como reuniões de segurança, procedimentos, treinamento / capacitação, registro de incidentes e comunicação, são detalhados de forma a atuarem de forma preventiva.
O processo de investigação de acidentes é abordado como ferramenta reativa, necessária para identificar corretamente as causas raízes dos eventos e atuação sistêmica para evitar recorrências dos mesmos.
O programa de auditorias comportamentais é apresentado como importante ferramenta para conscientização dos empregados quanto aos aspectos de segurança, identificação e redução de desvios.
Finalmente são apresentados indicadores reativos e proativos que deverão ser acompanhados regularmente pela organização no sentido de permitir o processo de melhoria contínua buscando a excelência na gestão de segurança.