Uma família percorre uma trajetória árdua para encontrar seu lugar no mundo e corresponder às expectativas sociais. Rosana e Roberto constroem um relacionamento patológico e enfrentam uma gestação inesperada. A filha, Alice, cheia de sonhos, revolta e coragem, precisa fugir e enfrentar o mundo lá fora cedo demais.
Os pais lançam sobre a única filha seus assombros do passado e são intoxicados pela poluição emocional lançada pela cultura. Alice, tendo escolhas, dará continuidade a
esse ciclo danoso ou encontrará formas de rompê-lo? Ela será esmagada pelos seus traumas e transtornos ou se tornará mais forte? Por que Rosana deixou que a algemassem? De onde vem o furor de Roberto? De quem é a culpa? Há culpados?
Este é um romance que questiona o amor romântico, provoca reflexões e denuncia a hipocrisia e a mediocridade do nosso tempo e cultura; além de tocar em partes do corpo privado da família que ninguém se atreve. A história, embalada pela música, é contada através de muita sensibilidade e honestidade, sem deixar de lado a acidez e irreverência. O percurso dos personagens em direção à evolução oferece ao leitor um passeio fascinante pelos campos da autodescoberta, da aceitação e da ressignificação da história de cada um. "Até O Último Suspiro"; é a vida de dentro e de fora que acontece sem disfarces, com todo o seu esplendor e com todas as suas ruínas.