As pessoas que vivenciam fragilidades para encarar a vida ou suas emoções, decepções e dificuldades, buscam acionar um padrão de reposição de força e de coragem por meio da alimentação. É a necessidade de compensar perdas ou frustrações que nos faz comer. O fracasso em lidar com problemas faz com que precisemos usar essa lei da compensação e gerar um mecanismo de defesa, criando uma armadura chamada GORDURA.
Por meio do Mapa Natal, é possível reconhecer por que se criou o mecanismo de compensação, avaliar como está a autoestima com o corpo e qual é o processo que deflagra a compulsão pela comida. É importante saber que cada pessoa tem um tipo de alimentação, assim como, o que pode comer mais ou menos.
Aprendemos que o corpo representa o veículo na caminhada de evolução, e não o obstáculo. Ele não é para ser carregado como fardo de frustração, e sim para ser sentido como veículo que nos leva à satisfação e à conquista do caminho escolhido para viver. É ele quem nos deixa chegar ao nosso destino com alegria, prazer e certeza de crescimento e evolução.
Se adquirimos a camada de gordura, somos responsáveis também em removê-la.