Essa obra foi preparada no sentido de que determinados assuntos, considerados pouco abordados nas instituições espíritas, pudessem ser melhor discutidos através de uma ótica que estabelecesse uma sequência lógica na observação de certas tratativas que, entre outras, apresentam-se condizentes a questões estruturais, e não meramente denominativas.
O principal objetivo é despertar nos leitores a compreensão de alguns conceitos expostos na literatura espírita séria que precisam ser melhor analisados por fazerem referências a nós mesmos de uma forma que, até então, não tínhamos parado para prestar a devida atenção.
Pretende-se proporcionar uma melhor observação estrutural das questões internas por meio dos instrumentos existentes, mas ainda não interpretados, quanto mais concebidos.
O que o tema referente aos fluidos, estabelecido em Kardec, tem a ver com tudo isso?! Até melhor, por que fluidos são tão pouco estudados, tratados superficialmente nas raras vezes em que foram lembrados, mesmo que, estruturalmente, tenham participação direta em tudo o que se constitui no Universo, independentemente da forma na qual uma apresentação se dê, seja ela numa abordagem quântica ou não?!
Assuntos não Necessariamente Abordados é a busca incansável por abordar-se sobre temas que não são apresentados de forma mais profunda, clara e tranquila, realizando as devidas ligações de forma lógica e sequencial na observação da construção dos fatos.