Assim Falou Neném Prancha. Este o título da obra de Jocelyn Brasil ou Pedro Zamora. Neném Prancha é uma história viva do futebol. Viu, ouviu e fala sobre o assunto nas esquinas e botecos. E o trabalho de Pedro Zamora, estudioso profundo do futebol, quase contemporâneo de Neném Prancha, levanta questões que também não foram só estudadas, mas testemunhadas.
Em nosso País, três vezes campeão do Mundo, muitas experiências foram adquiridas. Mas poucas foram sistematizadas e esquematizadas em livro. Há como que uma espécie de resistência em nossos autores esportivos de passar além das biografias de craques ou cartolas. Neste trabalho, Pedro Zamora levanta questões e faz reviver problemas que ainda não foram corrigidos apesar das experiências negativas.
E foi feliz o autor em escolher Neném Prancha para título, pois nosso futebol tem muito ou tudo a ver com o velho filósofo das peladas. Um desenvolvimento anárquico e a improvisação como método de trabalho em todos os escalões. Das salas das direções aos vestiários sem água até os campos esburacados. E, no meio disso tudo, o jogador brasileiro na sua simplicidade de menino pobre da cidade ou do campo, que “vai na bola como se fosse um prato de comida”, e com a habilidade e talento inatos chama a atenção do Mundo inteiro.
A simplicidade de Neném Prancha e a do jogador brasileiro estão aqui na simplicidade de uma obra importante para o estudo do nosso futebol ainda empírico, ainda improvisado."