O livro "Assédio Moral e Invisibilidade: Gestão de riscos do trabalho sujo das Auxiliares de Serviços da Educação Básica de Minas Gerais", de Daniela Gonçalves Joaquim, mergulha na realidade dos trabalhadores responsáveis pela manutenção e organização das escolas públicas estaduais. Por meio de uma análise crítica e sensível, a autora revela como o chamado "trabalho sujo" — tarefas associadas à limpeza e à zeladoria — perpetua estigmas, marginalização e invisibilidade social, tornando esses profissionais mais vulneráveis ao assédio moral.
A partir de uma abordagem qualitativa, com entrevistas realizadas com 18 Auxiliares de Serviços da Educação Básica (ASBs) na cidade de Betim, Minas Gerais, o estudo evidencia como a ausência de reconhecimento, os vínculos precários e a falta de canais efetivos de denúncia criam um ambiente onde a violência simbólica, institucional e psicológica se naturaliza.
A obra articula as teorias do trabalho sujo, estigma, invisibilidade social e assédio moral, trazendo contribuições teórico-metodológicas, sociais e organizacionais. Além de denunciar, propõe práticas de gestão mais inclusivas, políticas públicas efetivas e a valorização desses profissionais, fundamentais para o funcionamento das escolas, mas historicamente desvalorizados e silenciados.