Após o assassinato de sua mãe, a jovem Sara abandonou a faculdade de Medicina e buscou refúgio em um convento, temendo retomar sua vida. Lá, ela auxilia a Madre Superiora na administração do lugar.
No entanto, o assassino ataca novamente: desta vez, deixando a cabeça da vítima dentro de uma mala, mas não na frente de sua casa ou de seu trabalho como de costume, e sim na entrada do convento. Esse acontecimento leva Sara ao seu limite, despertando nela a determinação de encontrar o culpado e trazer justiça e paz tanto para sua mãe quanto para si mesma.
Ao seu lado, estará Gina, a detetive encarregada do caso, que além de lidar com a investigação, enfrenta os desafios de uma gravidez fruto de um encontro casual e prazeroso, e a complicada relação com Pascal, seu chefe, por quem está apaixonada. Juntas, as duas irão perseguir um assassino em série cujo ritual envolve não apenas malas, mas também mapas hidrográficos da cidade de São Paulo.
Gina, de forma indireta, dará a Sara a força necessária para superar o luto e retomar sua vida, seguindo sua vocação na Medicina. Por sua vez, Sara trará insights fundamentais para a investigação, além de ajudar Gina a se preparar para a maternidade.
Uma quase médica e uma detetive unem forças contra um monstro.
...Será que elas conseguirão encontrar o Assassino da Mala?