Esta obra tem por objetivo contribuir com a melhor compreensão de características ecofisiológicas do desenvolvimento e anatomia de espécies florestais na região amazônica. Copila resultados interessantes de como algumas espécies florestais respondem à variação de luz em condições ambientes, como dossel superior de florestas, e em simulações ambientais em casa de vegetação. Reunindo uma coletânea de artigos que envolvem respostas fotossintéticas a diferentes níveis de luz em que as folhas se desenvolvem, além de mostrar o desenvolvimento de estruturas anatômicas em condições naturais nos distintos períodos sazonais na região da Amazônia Central.
Buscou-se despertar e manter o interesse dos estudantes, introduzir conteúdos de forma prática que abordem questões utilizadas na aclimatação de plantas em viveiros e processos adaptativos na floreta, levando o leitor a entender a dinâmica de respostas a varrições de condições ambientais.
Para tanto, esta obra é constituída de três capítulos: 1. Respostas fotossintéticas de Dipteryx odorata (aubl.) Willd sob diferentes níveis de sombreamento; 2. Initial development of Carapa guianensis aubl. Plants under different shading levels: a two-year study on growth and physiological variables; e 3. Anatomia quantitativa de folhas de Eschweilera em uma floresta de terra firme na Amazônia Central.