Os Magis são seres parecidos com os humanos, exceto por possuírem a vesícula e a glândula Magísterus, órgãos responsáveis pela produção de mana que lhes permite sentir e manipular a magia.
Quando estes órgãos despertam, as crianças Magis são levadas para seu Primer Encanteri, ritual que determina seu lugar no mundo. Aqueles que dominam a magia são destinados à glória, mas os inaptos, comuns, viram cidadãos de segunda categoria.
Lúmen não é um bom lugar para nascer comum. O continente é dominado pelos que controlam a magia. Estes Magis poderosos vivem levianamente, sem pensar que sua primazia causa um sofrimento desnecessário aos demais. A Ordem da Torre de Ébano já foi uma força positiva neste cenário, mas agora prefere manter as coisas exatamente como estão enquanto usufruem do poder e prestígio. Afinal, quem seria capaz de mudar algo estabelecido desde tempos imemoriais?
"A Ascensão da Dama da Noite" narra a jornada de uma Mestra da Torre de Ébano até assumir a cátedra de Grã Mestra de sua Ordem. Paralelamente, constrói o pano de fundo histórico, cultural e mítico da história. Uma criatura estranha escapa da Torre, sem saber nada sobre si e se torna objeto de busca e curiosidade. Um caçador tem de lidar com as consequências de suas escolhas. Personagens de lendas em Lúmen revelam-se verdadeiros e interferem na narrativa, confirmando ou refutando a história conhecida.