Neste livro apresento as vozes das crianças da Amazônia em diálogo com a Educação em Ciências, valorizando a metodologia da pesquisa com crianças e evidenciando a palmeira de urucuri como símbolo significativo para a cidade de Urucurituba.
As vozes das crianças à luz da palmeira de urucuri: caminhos para Educação em Ciências na Amazônia aposta na dupla tarefa de potencializar as vozes das crianças amazônicas como também a reflexão sobre as questões teóricas metodológicas da pesquisa com crianças.
A obra representa o olhar das crianças da cidade de Urucurituba a acerca do descobrir da ciência e do papel da escola no processo de inserção social e valorização dos conhecimentos produzidos no cotidiano em que estão inseridas. É destinada a professores, futuros professores e pesquisadores da infância que reconhecem as crianças como sujeitos e ao mesmo tempo partícipes da cultura infantil, dos valores, experiências e práticas sociais.
Dessa maneira, a obra confirma o interesse crescente pela temática na região amazônica, desafiando a conhecer o protagonismo das crianças urucuritubenses por meio da observação, percepção e participação na pesquisa.