Apesar de ser uma obra de ficção, este livro poderia contar uma história real de dois amigos envolvidos por todos os sentimentos que permeiam a amizade. Lúcio e Flávio se conhecem desde o nascimento, e, ligados por laços emocionais profundos, um deles é levado a se questionar sobre os limites da intimidade que envolve os dois garotos de uma cidade do interior do Paraná.
Ambientado numa paisagem rural, onde os melhores momentos se desenvolvem à beira de uma cachoeira, os protagonistas vivem uma infância feliz que desemboca numa adolescência recheada de descobertas e cumplicidades. Seria a amizade uma forma de amor? E como concretizar essa forma de amar sem deixar de ser amizade?
Ciente ou não dos pensamentos que tomam de assalto a cabeça de Lúcio, o amigo Flávio, com um comportamento permissivo — e, por que não dizer, totalmente acessível — alimenta, sem nenhuma certeza ou intenção, o forte sentimento que Lúcio sente crescer em seu peito. Surpreenda-se com as muitas possibilidades que há nas situações impossíveis!
H. Barroso