Aprecie o humor refinado e simples de Fernando Sabino numa reunião de 50 histórias publicadas em jornais e revistas e selecionadas pelo próprio autor. Acontecimentos do dia-a-dia se transformam em maravilhas literárias sob o olhar do mineiro, que revela o que há de mais belo e hilariante na natureza humana.
As melhores histórias de Fernando Sabino reúne relatos curtos de fatos colhidos da vida real, com tratamento de ficção, em linguagem nítida, sem os ornamentos da retórica tradicional, mas de apurada técnica literária. Episódios, incidentes, reflexões, encontros e desencontros vividos por Fernando Sabino apresentados com rica inventiva.
Sob a aparente singeleza, As melhores histórias de Fernando Sabino transparecem a sensibilidade, o humor, a ironia e, às vezes, o espírito satírico, mas sobretudo a simpatia do autor pela natureza humana. Em cada história, uma pequena maravilha da sua experiência pessoal. Tudo ao redor de Sabino inspira e gera literatura.
*
Conhecido por sua prosa leve e bem-humorada, Fernando Sabino (1923-2004) abordava a vida cotidiana com um lirismo singular. Nascido em Belo Horizonte, Sabino destacou-se por capturar em suas obras a vida comum com sensibilidade e ironia, explorando questões sobre a amizade, o amadurecimento e as surpresas da vida. Entre suas obras mais famosas estão O Encontro Marcado (1956), que explora a busca por autoconhecimento, e O Grande Mentecapto (1979), uma sátira sobre um "Dom Quixote" brasileiro.