O mundo bem estruturado de Katie é abalado com a notícia de que sua irmã mais nova, a rebelde Mia, foi encontrada morta em Bali. Os policiais afirmam se tratar de suicídio, Katie julga isso impossível.
Na tentativa de entender o que aconteceu, Katie refaz a viagem idealizada de Mia, usando o diário da irmã como guia. Página a página, cidade a cidade, ela vai desvendando os mistérios que cercam a morte precoce de Mia, descobrindo fatos que podem mudar tudo, até seus próprios sentimentos em relação à irmã.
Mia e Katie sempre foram completamente diferentes, opostas em tudo. Quando Mia decide viajar por meses, solta no mundo, a certinha Katie briga com a irmã, julgando-a irresponsável. O plano era percorrer a costa oeste dos Estados Unidos até a Austrália e Nova Zelândia. Um verão sem fim seguindo o curso de litorais. Mas algo desviou Mia de seu caminho.
As irmãs e o mar fala sobre o difícil equilíbrio entre o que sentimos agora e o que pode acontecer a qualquer minuto; uma história sensível de autoconhecimento, uma aventura por diversas praias em busca de verdades.