A educação de qualidade prospera nações, e os seus cidadãos tornam-se mais preparados para enfrentar diversos desafios. Angola não está à margem dessa visão, fator observado nos diversos discursos políticos e nos documentos legislativos.
Por fatores objetivos e subjetivos sobejamente conhecidos, os resultados escolares não são os esperados, aliás, a angústia de todos é visível. Aío imperativo de mais estudos experimentais por parte das escolas queformam professores, pois, a análise teórica da atividade (formar em função dos problemas profissionais vivenciados na prática), é um dos pilares que contribuem na qualidade da educação, aliás, o perfil por competência como alternativa e princípio do desenho curricular, fortifica a qualidade da educação que almejamos.
As várias competências assumidas (didática, orientação educativa,comunicação educativa, investigação educativa e direção educativa),correspondem com as ações básicas e necessárias dos professores formados nos ISCED´s e, em particular, os do Curso de Pedagogia.
De forma geral, a melhoria da qualidade da educação é imprescindível, mas as competências básicas a formar nos futuros professores e que os vão servir de suporte, devem partir na formação inicial e serem consolidadas na formação em serviço. É um desafio, mas imprescindível para fortificar a qualidade pretendida.