O Brasil se tornou o país mais litigioso do Mundo. E o pior, alcançou este nível de litigiosidade ajuizando majoritariamente suas ações somente no Poder Judiciário.
A incômoda verdade é que os operadores do direito, em sua maioria, foram treinados para litigar apenas no judiciário, e não para refletir sobre o conflito e qual seria a medida mais adequada para resolvê-lo.
É neste sentido que a opção pela arbitragem, como forma de resolução de conflitos, traz benefícios de formas diferentes: 1) um processo com celeridade e qualidade técnica, que por consequência, traz honorários de forma mais rápida aos advogados, dando ao mesmo tempo a resposta esperada à parte. 2) O desafogamento do Poder Judiciário, com o escoamento de parte das demandas para a arbitragem.
Neste contexto, muitos já são os advogados e até empresas e pessoas físicas que estão descobrindo como funciona a arbitragem, a segurança jurídica que envolve o procedimento, passando a adotar como formato padrão de resolução de conflitos.
Isto revela o quão grande é o potencial de evolução da arbitragem, e como isso está se tornando presente no mercado.
Queremos te convidar a entender um pouco mais sobre arbitragem, a te dar o conhecimento para que seja efetivamente um diferencial no mercado, como advogado, perito ou até mesmo como árbitro dentro de um determinado conflito.