Os professores e interessados em aprender mais sabem das dificuldades de escolher o método e as referências necessárias para o planejamento, o preparo e a realização de aulas com atividades que proporcionem situações de experiências que contribuam para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes.
Tendo como palavra-chave a aprendizagem, a qual, apesar de ser o objeto para a avaliação da educação através do IDEB, do ENEM e do ENADE, é negligenciada e pobre em referências que contribuam com a formação de recursos humanos, o texto busca também demonstrar simplificadamente que a maneira mais fácil de obter sucesso profissional e felicidade é aprendendo mais e de forma natural em todos os momentos da vida.
Através de um texto contextualizado e baseado na realidade da escola e da sala de aula, é discutida a forma de planejar e professar aulas em que todos aprendam. O texto é facilitador na medida em que tenta demonstrar para o professor que é mais fácil aprender do que ensinar, que é mais importante a forma de fazer a aula do que simplesmente a sabedoria do professor, identificando as formas de conectar-se facilmente com a aprendizagem.