APONTAMENTOS DE TEORIA E PRÁTICA DO PROJETO é o novo livro do premiado arquiteto e professor doutor Mario Biselli. A obra busca contribuir para uma maior integração entre os campos teórico e prático do fazer arquitetônico, a partir de reflexões fundamentadas em base histórica e no mundo das pesquisas, mas cuja origem repousa nos questionamentos surgidos dos embates do autor com sua prática projetual. Tais questionamentos, nem sempre priorizados por outros profissionais, são fundamentais no cotidiano de um autor-professor-arquiteto que se propõe a refletir sobre seu ofício e fundamentá-lo.
O tema é o partido arquitetônico, conceito inerente ao universo da arquitetura, mas de complexa explicação e difícil entendimento. Ideia central e fecunda que comparece em algum momento do desenvolvimento projetual, o partido fundamenta, orienta e justifica o projeto, visto aqui como processo e não como sistema linear. Sob a perspectiva da prática projetual, por meio de desenhos e croquis que ilustram os momentos e movimentos que definem o partido, o livro questiona, aclara e exemplifica o tema.
Assim, esta publicação concreta e imagética, que reúne teoria e prática, discurso e desenho, desperta o interesse e a capacidade de reflexão e de síntese do leitor que, por sua vez, poderá entender e identificar o conceito abstrato e sutil de partido presente nos projetos de arquitetura. Tudo isso, torna a obra atrativa não apenas para os profissionais da área, a quem se destina prioritariamente, mas também para aqueles que, de modo geral, desconhecem a terminologia peculiar do universo arquitetônico. Em suma, é um belo livro sobre a elaboração do pensamento e a essência dos projetos de arquitetura.