Com a morte do marido, Lauren, em uma tentativa de fugir das lembranças dolorosas que a atormentam, decide voltar para Prado Alto onde morou com seus pais durante a infância. O sítio que ela herdara após a morte dos pais estava abandonado e Lauren decide empreender uma grande reforma e recomeçar uma nova vida, longe das badalações da cidade grande. Mal sabe ela que seu passado adormecido só estava esperando o momento exato para acertar as contas. Assim, Lauren se vê diante de uma trama que a revira pelo avesso revelando toda a saga da família Dalponte.
É neste cenário também que Lauren reencontra Carlos, um amor do passado que ressurge de uma forma arrebatadora. Os dois terão que aprender a conviver com as adversidades e a superar o grande abismo que separa suas vidas para poder viver essa paixão. Será que um amor que ficou por tantos anos adormecido será capaz de transpor qualquer barreira? A resposta está em descobrirmos até que ponto estamos dispostos a lutar por ele.
Antes do Amanhecer desafia o leitor a uma introspecção; a olhar para dentro de si e remexer naqueles sentimentos que estão adormecidos, mas que ocupam um espaço significativo no subconsciente.
Não seria mera coincidência se, em algum momento, o leitor se identificasse com algum dos personagens.