Categorias Ver Todas >

Audiolivros Ver Todos >

E-books Ver Todos >

Anônimos

Anônimos

Sinopse

É da matéria corriqueira dos dias que Silviano Santiago tem extraído seus personagens. Em geral e à primeira vista, são tipos envoltos pela macilência da rotina e pelas inquietudes da memória. Seres que experimentam o deslocamento e um sentimento de exílio muito peculiar. Mas, sobretudo, tipos que, no desdobrar do texto, desvelam identidades densas, entrecortadas por pontos obscuros e, por isso mesmo, tão valorosas do ponto de vista literário.

Anônimos reúne dez histórias (segundo o sumário, nove contos e "uma homenagem" a Guimarães Rosa) cujos protagonistas, como o título do livro indica, não lembram em nada o rico e perdulário Walter de Heranças, último romance do autor (publicado em 2008 e premiado pela Academia Brasileira de Letras). Entre seus personagens, um entregador de tecidos, uma supervisora de supermercado, um bancário, um órfão, um garçom aposentado, um revisor de jornal, uma atriz. Quando narradores são, quase todos, de fato, anônimos. Quando não, seus nomes dizem muito de sua condição: Modesto, Ceição Ceiçim. Em comum entre todos eles, a presença do ambiente doméstico com suas tensões, seus cerceamentos, suas alegrias e suas verdades subterrâneas.

Anônimos e corriqueiros, porém fugitivos do estribilho óbvio do cotidiano. Assim se perfilam os tipos que compõem mais este mosaico, pontuado por uma sagaz — e por vezes irônica — descrição de costumes tão brasileiros. Mergulhados nessas brasilidades, os personagens de Anônimos desfilam por itinerários que mesclam o real ao fictício.