Você já parou para observar os animais que cercam seu cotidiano? Quais você ama, quais você odeia e quais sequer havia notado a presença? A ascensão de novas sensibilidades e de movimentos de proteção melhorou a vida dos animais? Motivada por essas perguntas, Eveline Baptistella percorreu Cuiabá, capital de Mato Grosso, em busca dos encontros estabelecidos entre humanos e os outros animais no dia a dia de uma grande cidade. Nesse trajeto, a autora reflete sobre a questão dos animais na sociedade contemporânea a partir de uma abordagem interdisciplinar, analisando a crise ecológica, o novo movimento de direitos dos animais, o papel do discurso científico nas políticas públicas de proteção aos animais e as diversas relações entre espécies que se desenrolam numa grande cidade.
Jornalista premiada, Eveline mostra histórias emocionantes e que provocam uma profunda reflexão. Entre inúmeros episódios, vamos encontrar o controverso amor entre pets e tutores; o cachorro portador de leishmaniose que desencadeou uma mudança de leis no Brasil; os gatos de rua condenados à morte e os humanos que assumem o papel de protegê-los; o jacaré que toma sol no estacionamento de uma grande associação; tucanos que encontraram um lar na caixa d´água de um prédio público; o cenário de extinção em massa de espécies e a luta dos animais silvestres para sobreviverem no espaço urbano.
Amizade, repulsa, medo, fascínio e, principalmente, invisibilidade marcam um convívio cercado de contradições, em que o afeto é determinante para as condições de vida dos animais não humanos. Uma obra essencial para pensar como nos relacionamos com os outros moradores de um planeta em que o ser humano, muitas vezes, julga ser o síndico.