"Ampliando as Lentes da Justiça Restaurativa: a Constelação Familiar no Sistema Socioeducativo" explora as possibilidades e desafios da aplicação da Constelação Familiar nos centros de justiça restaurativa, dentro do contexto socioeducativo.
Baseada na tese de doutorado de Antonina Gallotti Lima Leão, avaliada com nota 10 e recomendação de publicação pela UFBA, a obra investiga como a ferramenta sistêmica pode contribuir para a resolução de conflitos no sistema socioeducativo brasileiro.
A autora propõe a ampliação das lentes restaurativas de Howard Zehr ao integrar a Constelação Familiar, oferecendo uma abordagem ainda mais eficaz para a resolução de conflitos. O livro busca alternativas inovadoras para o tratamento de adolescentes em conflito com a lei, considerando a vulnerabilidade infantojuvenil e as particularidades do sistema socioeducativo.
A Constelação é destacada como uma ferramenta complementar para a reparação e reintegração dos envolvidos. São discutidas as conexões entre a JR e a constelação, evidenciando benefícios para a ressocialização de adolescentes. A obra finaliza com uma análise da possibilidade de implementação da justiça restaurativa sistêmica em Sergipe, delineando balizas para adoção nos Centros Judiciários de Justiça Restaurativa.
Essencial para profissionais do direito, educadores, psicólogos e todos os envolvidos com a socioeducação, este livro oferece uma análise profunda sobre as possibilidades de transformação social e ressignificação de vidas.