O livro Amor e Razão — Volume II se destaca como uma valiosa ferramenta para ser utilizada em sala de aula, oferecendo uma abordagem narrativa filosófica que abrange registros históricos desde os séculos a.C. até o século XIX, com foco na região norte do Brasil. A obra convida os leitores a embarcarem em uma jornada pelas estradas da região amazônica, acompanhando os passos dos retirantes nordestinos que se embrenham nas matas em busca da coleta de borracha, contribuindo para a riqueza do país enquanto enfrentam a exploração dos patrões. Essas questões de injustiças sociais, lamentavelmente presentes nos dias atuais, são abordadas de maneira perspicaz.
Além disso, Amor e Razão explora a formação de lideranças em defesa dos direitos da classe trabalhadora, apresentando um panorama histórico das origens de cidades importantes da Amazônia Legal, como Marabá/PA, Rio Branco/AC, Imperatriz/MA e Tocantinópolis/TO. O livro, também, lança luz sobre a luta pela criação do Estado do Tocantins e os acordos de paz entre Bolívia e Brasil, orquestrados pelo Barão do Rio Branco para anexar o território, hoje conhecido como o Estado do Acre, ao Brasil.
Para os professores e leitores, esta obra se revela uma fonte de prazer ao estudar filosofia, proporcionando uma imersão suave e grandiosa no contexto da disciplina. Ela enriquece o debate filosófico ao integrá-lo com elementos de História, Geografia, Língua Portuguesa, Estudos Amazônicos, Literatura e Artes. Tudo isso é apresentado por meio de uma envolvente história de amor, onde a Razão desempenha um papel primordial.
Amor e Razão — Volume 2 é uma obra que cativará tanto educadores quanto estudantes, enriquecendo o processo de aprendizado ao conectá-lo com diversos campos do conhecimento e oferecendo uma experiência única de reflexão filosófica.
Bertin di Carmelita
(poeta e compositor de Marabá/PA e membro da Academia de Letras de Rondon do Pará e Região)