A música de Cartola, a música de Paulinho da Viola, a música de John Coltrane, a música de Baden Powell, mas também a música do escritor Julio Cortázar, a música do cineasta Rogério Sganzerla, a música do poeta Manuel Bandeira... A invenção musical é o grande tema deste conjunto de artigos de Eliete Negreiros reunido agora em livro. Mestre e doutora em Filosofia, Eliete alia em sua apreciação da criação musical o conhecimento técnico de longa carreira como cantora. Ao lado de nomes como Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé, foi uma das responsáveis pelos movimentos da vanguarda paulista, nos anos 1980. Nesta série de textos publicados originalmente nas revistas Piauí e Caros Amigos, entre 2012 e 2014, Eliete Negreiros elege um tema para cada artigo – seja a trajetória de compositores, cantores, instrumentistas, discos ou a presença da canção em autores alheios (ou quase) à criação musical, como Cortázar ou Sganzerla. São escolhas que, como aparecem bem marcadas nos textos, partem de uma escuta pessoal. John Coltrane, por exemplo, é assunto de um texto saboroso por seu disco A Love Supreme, de 1965, considerado a masterpiece do músico. Mas "Trane" também é tema por ter sido descoberto ainda na juventude da autora, em passagem pela Califórnia, no final dos anos 1970. "Aquele som, o sax de Coltrane, dizia, sem dizer, da minha procura, da busca pelo sentido da vida. Eu tinha acabado de me formar em filosofia, cantava e não sabia direito que caminho seguir, pensava que tinha que fazer uma escolha, ou isto ou aquilo, e não isto e aquilo. Só depois fui entendendo que era possível e muito bom conciliar os dois caminhos, a música e a filosofia", escreve no artigo que abre a seleção. No elenco de perfilados reunido nesta "declaração de amor" à musica entram os nomes que dão subtítulo à obra (Cartola, Paulinho da Viola, Cortázar, Nara Leão, Rogério Sganzerla) mais Pixinguinha, Omara Portuondo, Ernesto Nazareth, Tom Jobim, Chiquinha Gonzaga, Luiz Melodia, Orestes Barbosa, Caetano Veloso, Noel Rosa, Vinicius de Moraes, Ismael Silva, Luiz Gonzaga, Assis Valente, Candeia, Orlando Silva, Nelson Cavaquinho, Dorival Caymmi, Ataulfo Alves, Capinan, Isaurinha Garcia, Baden Powell, Lamartine Babo, Manuel Bandeira, Dolores Duran, Passoca, Elton Medeiros, Paulo Moura, Elisete Cardoso, Dominguinhos, Alaíde Costa, Johnny Alf...
"Eliete Negreiros, cantora e filósofa, pessoa de muita sensibilidade, demonstrada em dois ensaios publicados na década de 2010, reveladores de intenções e construções encontradas no meu trabalho de músico/compositor e que muito me honraram." (Paulinho da Viola)
"Quem leu Paulinho da Viola e o elogio do amor certamente vai admirar este livro. Com uma linguagem clara e precisa, Eliete Negreiros recorre à filosofia e à poesia para compor os belíssimos artigos deste Amor à música." (Milton Hatoum)
"Amor à música é um diário íntimo e filosófico. Nele, a música, a literatura e a filosofia encenam, com delicadeza e pudor, os apaixonados e os enigmas poéticos, o sofrimento e a serenidade, Isaurinha Garcia e Johnny Alf. Nele, o canto e as cantigas, Capinan e Chiquinha Gonzaga, compõem uma 'comédia humana', uma 'divina comédia' que, como um acalanto, nos enleva na 'dor e na delícia de ser o que é'." (Olgária Matos)