Amir Haddad de todos os teatros faz um compêndio do pensamento e dos ensinamentos de um dos grandes mestres do teatro brasileiro, dimensionando seu legado e trajetória. Artista com identidade própria, Amir, fundador do grupo Tá na Rua, é porta-voz de uma arte que se libertou do espaço convencional do teatro e se aproximou do povo nas ruas, integrando as artes cênicas aos cenários urbanos – criando, com isso, um teatro tão inovador quanto político. "Liberdade" é a palavra que melhor define o seu trabalho: ao longo de mais de seis décadas, Amir foi capaz de se conectar com desenvoltura e habilidade aos mais variados formatos e propostas. O livro é organizado pelos atores e diretores Claudio Mendes e Gustavo Gasparani a partir de pesquisas no acervo de Amir Haddad, contando também com um texto do crítico, professor e jornalista Daniel Schenker sobre a carreira do artista e sua contribuição para cena teatral brasileira.
Amir Haddad salta das páginas com textos construídos a partir dos depoimentos colhidos pelos organizadores. Primeiro vem um convite à sala de ensaio, onde o professor e diretor desenvolve a prática da arte teatral: ler um texto, dissecá-lo, interpretar e reinterpretar, errar para acertar. Como um ator, o leitor entra em contato com frases e conceitos preciosos. Em seguida, Amir expõe seu pensamento sobre Arte Pública, conceito que desenvolveu ao longo dos anos. Trata-se de uma concepção única do fazer teatral, liberto do espaço institucional para ganhar o espaço da esfera pública, das ruas e das praças, estreitando a relação com a plateia, na contramão de um teatro convencional.
Amir Haddad de todos os teatros, título escolhido pelo próprio Amir, materializa com sabor e precisão uma maneira única de se fazer e se pensar o teatro. São lições de arte e lições de vida.