América e Europa, de Maria Clara da Cunha Santos, é composto por relatos da viagem que a escritora fez ao acompanhar o marido, o Dr. José Américo dos Santos, representante do governo brasileiro na Exposição Universal de St. Louis, em 1904.
Como o título sugere, a obra detalha a passagem do casal por diversos países, incluindo Estados Unidos, México, Itália, Áustria, Alemanha, Holanda, Bélgica, Inglaterra, França e Portugal, bem como visitas a locais de interesse, museus e exposições. A narrativa mescla descrições de paisagens, costumes e reflexões críticas com a percepção da autora sobre os aspectos culturais, sociais e políticos.
O livro é um raro registro da visão da mulher brasileira sobre o mundo no início do século XX, bem como de suas reflexões sobre questões sociais: desigualdade, racismo, condição da mulher, educação e costumes.
Esta edição da Janela Amarela Editora é baseada na publicação original de 1908 e inclui a carta de abertura escrita por Sylvio Romero. Como nas outras obras já publicadas pela editora, o texto teve a ortografia atualizada e conta com notas explicativas para termos e expressões fora de uso.